terça-feira, 5 de junho de 2012

Cultura Nordestina


O sertão nordestino foi o cenário de inspiração para o rei do baião, este que nasceu e se criou em Exú (PE), formou um dos principais legado do Nordeste.
Luiz Gonzaga. como um exímio amante do seu chão, sempre buscou relatar e retratar a vida no semiárido, pondo em contraste a figura do homem sertanejo com o ambiente em que vivia, árido e escasso de águas.
O canto para ele era uma forma de sublimar as dores e tristezas do povo sertanejo, mostrando que mesmo diante de tanta dificuldade, o sertão não deixava de ser palco de pessoas de fé, e de plantas e animais importantes (fauna e flora).
Além de ser apaixonado por sua terra, ele foi também amante das mulheres, e não deixou de expressar o seu amor por elas em suas canções.
Luiz Gonzaga ganhou destaque e admiração por expor sua região com simplicidade e amor, com isso um dos maiores prestígios a ele, foi a criação do Museu Luiz Gonzaga, localizado na sua terra natal, sendo este a principal motriz do rei do baião. É possível encontrar, aos domingos, pessoas cantando, vestindo e tocando obras de o cantor.
Em suas canções se mostrava religioso e castigado por Deus ao vivenciar épocas de seca, exprimindo as mazelas do homem sertanejo.
Sendo assim, a cultura de Luiz Gonzaga foi e é, de extrema importância para a visibilidade do Nordeste ao mundo; e se subdivide em três aspectos: o homem nordestino, a fauna e flora e o amor romântico.

por: Ayrton Barbosa e Micaelly Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário